Reskilling. Porquê o Devemos Fazer?

Reskilling. Porquê o Devemos Fazer?

Março 23, 2023

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A evolução constante da tecnologia traz novos desafios para o futuro dos negócios. As exigências digitais estão a mudar a uma velocidade sem precedentes e a atrair novos tipos de perfis dentro de uma empresa.

Impulsionadas pela revolução digital, as profissões tecnológicas estão a crescer a um ritmo que o mercado de trabalho não é capaz de satisfazer. Com o processo de digitalização surgiram novas necessidades, nomeadamente adquirir ou expandir novas competências e conhecimentos.

Para fazer face aos skill gaps das empresas, o mundo empresarial acordou para a emergência do reskilling. Nos últimos anos, as empresas têm-se reinventado internamente para se manterem competitivas no atual mercado de trabalho e o reskilling é hoje essencial para obter novas oportunidades de emprego e de desenvolvimento de carreira.


O que é o reskilling?

O reskilling consiste em reajustar as capacidades de um funcionário para um novo posto de trabalho dentro da empresa, de modo a satisfazer as necessidades do negócio. O seu objectivo principal é criar trabalhadores mais versáteis.

Este novo conceito refere-se ao processo de aprendizagem de novas competências, necessárias para fazer um trabalho totalmente diferente. Tanto para a empresa como para o funcionário, é uma ótima forma de transferir uma pessoa que se integra melhor noutra função, mas que por alguma razão acabou a trabalhar num posto de trabalho diferente.

Exemplo disso seria um business manager que se destaque na sua comunicação e competências de marketing. Caso esta pessoa tenha interesse na área de marketing e esteja aberta à ideia de mudar de função, a sua mudança poderia ser um benefício tanto para a empresa como para ele próprio.

O reskilling como a prioridade da próxima década

A forma como trabalhamos, assim como as funções que desempenhamos no trabalho, mudaram drasticamente. Apesar de as máquinas estarem a substituir muito trabalhos presenciais, a automação e a inovação contínua conduziram à necessidade de criar novos empregos e posições dentro de uma empresa, assim como novas competências.

Em 2020, 87% dos executivos revelaram a existência de skill gaps nos negócios. Como solução, vários estudos mostram que 40% dos trabalhadores precisarão de reskilling até 2025. Tendo em conta este cenário, as empresas têm direccionado as suas atenções para o reskilling e o upskilling com o objetivo de não perderem a sua posição no mercado.

O reskilling tornou-se uma palavra-chave para responder à necessidade de pessoal e obter sucesso. Uma mais-valia tanto para os trabalhadores, como para as empresas, o reskilling pode ser particularmente benéfico ao apresentar oportunidades de emprego dentro da empresa actual, aumentar as taxas de retenção de talento das empresas, e combater o gap digital.

Benefícios do reskilling

O reskilling apresenta uma série de vantagens tanto para as empresas, como para o trabalhador. Vamos começar pelos benefícios para as empresas:

Evitar despedimentos e redução de custos: Para muitas empresas, a transformação digital e a eliminação de funções resultam em despedimentos. Desde a contratação ao processo de integração e formação do novo trabalhador, a contratação de novos colaboradores envolve um investimento significativo para as empresas. Esse investimento acaba por ficar perdido quando os trabalhadores saem da empresa. Assim, ao melhorar as competências dos trabalhadores e ao aumentar a retenção de talentos, a empresa apresenta uma redução de custos.

Retenção de talento: Trabalhadores com talento podem ser difíceis de encontrar. Investir na formação de um trabalhador e dar-lhe a oportunidade de mudar de funções dentro da própria empresa ajuda a que este continue interessado e não procure outras oportunidades de trabalho. Se a empresa oferecer possibilidades de mobilidade interna, os seus funcionários apresentam o dobro de probabilidade de permanecer na empresa a longo prazo.

 

Quanto aos trabalhadores, o reskilling pode ajudar-te a atingir os teus objectivos pessoais, caso pretendas apostar no desenvolvimento de carreira.

Mobilidade interna: Saber que existe a hipótese de promoção ou mudança de função dentro de uma empresa é um grande incentivo para os funcionários. A promoção de carreira não é o principal objectivo do reskilling – manter um emprego dentro da mesma empresa é. O reskilling pode ser visto como uma oportunidade para expandir as competências e adquirir novas aptidões, e possivelmente chegar a uma posição de trabalho mais elevada no futuro.

Crescimento pessoal: O crescimento pessoal traz uma sensação de satisfação que se estende ao local de trabalho. Quer o reskilling envolva a aquisição de competências para uma função muito diferente, ou um com apenas algumas diferenças, é um investimento em si próprio. À medida que os funcionários adquirem novas competências, acabam também por acrescentar valor dentro da própria empresa.

 

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