Competências profissionais que todos os Primers devem ter

Competências profissionais que todos os Primers devem ter

Agosto 3, 2022

Este Website usa cookies

O recrutamento desempenha um dos papéis mais importantes para o desenvolvimento das organizações. Sabemos que o investimento no capital humano é extremamente alto, nomeadamente no sector do IT. Todavia, a experiência também nos diz que a estratégia de recrutamento certa permite ultrapassar qualquer obstáculo. Conhece mais sobre a nossa equipa e as competências profissionais necessárias para ter sucesso na PrimeIT.

 

A nossa perspectiva

Para a PrimeIT, torna-se claro que:

Por um lado, o recrutamento não se resume apenas à contratação de pessoas. É, sobretudo, sobre compreender a cultura e os valores da organização, conhecer a direcção e para onde esta caminha, tal como as necessidades que conduzem àquela aquisição de talento. Em poucas palavras, o recrutamento começa com uma visão.

Por outro, o recrutamento não se limita à entrevista e experiência do candidato. As empresas que não têm capacidade para compreender que a contratação de profissionais com boa formação e experiência não resolve 100% da questão, estão, em última instância, a minar a sua performance a longo prazo. Juntamente com as competências técnicas e o histórico de carreira, os nossos profissionais de Recursos Humanos estudam as soft skills e traços de personalidade necessários para ter sucesso em qualquer vaga. Na PrimeIT, em todos os currículos que recebemos, olhamos para além dos diplomas e certificações no papel para compreender o verdadeiro potencial de cada candidato.

Um duelo renhido

De um lado do ringue, temos as hard skills, as competências profissionais responsáveis pela concretização de tarefas técnicas. No outro lado, temos as soft skills, um elemento por muitos considerado o atributo mais importante para a interacção e colaboração com os colegas de trabalho. Ainda que em pólos opostos, ambas as aptidões são fulcrais para que os candidatos sejam bem-sucedidos no ringue que é o mercado de trabalho.

A nossa equipa de Recursos Humanos acredita que “as pessoas certas para as vagas em aberto devem ter as competências profissionais para levar cabo as suas funções, a motivação certa para o trabalho e a capacidade para se adaptarem à cultura organizacional da empresa. Sem estes três princípios reunidos, a contratação é uma receita para o desastre. Por essa razão, damos o nosso melhor, dia após dia, para avaliar holisticamente as candidaturas que recebemos na PrimeIT”.

Competências profissionais que todos os Primers devem ter

Ao contrário de um emprego normal, as áreas de software development e outras especializações IT são extremamente técnicas. Podemos, a qualquer momento, testar e treinar estas capacidades, porém, é um desafio ensinar características como determinação, compromisso, vontade de aprender e inteligência emocional.

Na PrimeIT, estamos a implementar processos de selecção baseados nas competências e no verdadeiro potencial de cada um para diminuir as taxas de turnover. Existe uma certa imprevisibilidade em todos os recrutamentos, porém, a experiência ensinou-nos a identificar os candidatos mais promissores porque nos guiamos pela questão “O que é que este profissional vai aportar à organização?”

A experiência e as hard skills não se traduzem necessariamente em qualidades. O título do livro As hard skills dão-te emprego, mas as soft skills fazem com que sejas promovido (do livro original Hard skills get you hired but soft skills get you promoted de Torquils Johners) não podia ser mais claro. Há certas características que abrem as portas para o sucesso na vida pessoal e laboral e, hoje, partilhamos contigo algumas das competências profissionais que mais nos impressionam. Curioso(a)?

Comunicação: compreender, escrever, ler e saber escutar activamente conduz à união da equipa, já que a comunicação é fundamental para um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Se, por um lado, respeitar e ouvir a opinião e sentimentos dos outros é um dos maiores factores do sucesso em equipa, por outro, a clareza e adaptação da mensagem à audiência são competências profissionais críticas.

Resiliência e Adaptação: os desafios são uma parte inevitável da vida. Na PrimeIT, procuramos profissionais determinados que sejam capazes de lidar e até florescer quando confrontados com situações de stress. Sabes lidar positivamente com a decepção e transformar a adversidade em oportunidade?

Organização: esta competência profissional deixa-nos de sorriso no rosto. É uma grande vantagem sempre que os candidatos conseguem organizar proactivamente a sua agenda de trabalho e priorizar eficientemente as tarefas para garantir uma boa productividade e respeitar deadlines.

Responsabilidade e ética laboral: valorizamos profissionais responsáveis que contribuam para o sucesso da equipa e que apoiem os seus colegas. Alcançar todos os objectivos a que te propões só depende de ti.

Trabalho em equipa: trabalhar na PrimeIT significa trabalhar em prol de um objectivo comum ao lado de outros Primers. Tens o à-vontade para te relacionares com vários tipos de personalidades?

Pensamento analítico: esta competência profissional gira em volta do pensamento crítico e da criatividade na resolução de problemas. As capacidades de abordar dificuldades através de diferentes perspectivas e de sugerir soluções eficazes são úteis para qualquer negócio.

Não tenhas receio de evidenciar as tuas competências profissionais no teu currículo e entrevista. Fazê-lo pode causar uma primeira impressão muito positiva. Queremos descobrir mais sobre ti e sobre o que te torna especial. Descobre todas as nossas oportunidades de emprego aqui!