Como preparar o perfil de LinkedIn para o sucesso

Como preparar o perfil de LinkedIn para o sucesso

Setembro 15, 2022

Este Website usa cookies

Mesmo que a tua candidatura a uma vaga de emprego se faça acompanhar por um currículo invejável, um perfil de LinkedIn dinâmico e atractivo pode ajudar-te a conquistar a atenção dos recrutadores. Apesar do potencial da plataforma, há quem permaneça pouco consciente de que o LinkedIn é a ferramenta de recrutamento preferencial de muitas empresas.

Se estás comprometido(a) com a tua carreira e sucesso profissional, vais precisar de um perfil de LinkedIn actualizado e optimizado. Em 2022, o maior site de networking profissional regista mais de 800 milhões de utilizadores em mais de 200 países e territórios… e tu não vais querer ficar de fora!

Esperamos que estas breves guidelines façam a diferença e te ajudem a construir um perfil de LinkedIn de sucesso. Continua a ler e descobre como podes destacar o teu com as sugestões da PrimeIT!

 

Mas é assim tão importante ter um bom perfil de LinkedIn?

Marcas e organizações utilizam o LinkedIn para promover vagas de emprego a um pool de talentos mais vasto e qualificado, identificar e recrutar candidatos de forma mais célere, mas também para desenvolver os seus esforços de employer branding.

O LinkedIn não é apenas mais uma rede social como o Instagram, o Facebook, o Twitter ou o TikTok. A plataforma abre as portas do sucesso não só às empresas, mas a todos os profissionais. Um dos motivos por que tantos vêem o LinkedIn como uma luz para o futuro deve-se às funcionalidades que lhes permitem ficar a par das mais recentes vagas de emprego, fortalecer a rede profissional e estabelecer conexões estratégicas com profissionais, amigos e colegas – novos ou de longa data.

O LinkedIn pode ser uma ferramenta útil se procuras uma nova oportunidade profissional. Um bom perfil na plataforma vai ajudar-te a fortalecer a tua marca pessoal enquanto evidencias por que razão és uma boa aquisição para as empresas.

Muito provavelmente, o teu perfil de LinkedIn é um dos primeiros pontos de identificação e análise de potenciais empregadores. Por essa razão, a tua experiência na plataforma e os frutos que de lá colhes estão dependentes do esforço que investes na construção do teu perfil de LinkedIn. Quanto mais estratega fores, melhor te sentirás quando conseguires o trabalho dos teus sonhos.

Perfil de LinkedIn: uma estrada para o sucesso

Um perfil de LinkedIn activo e organizado vai aumentar a probabilidade de seres identificado e seleccionado por empresas que estejam a recrutar. Distingue-te da multidão com um perfil completo e estratégico:

 

#1 Uma boa fotografia vale mais do que mil pesquisas de perfil

A fotografia é um dos elementos mais importantes no teu perfil de LinkedIn. Segundo dados da plataforma, uma fotografia aumenta em sete vezes a probabilidade de seres encontrado(a) em pesquisas de perfil, mas o número cresce para doze vezes se incluíres as tuas últimas duas experiências profissionais. Estes são os “detalhes” que fazem toda a diferença.

Muito antes de alguém decidir clicar no teu nome e descobrir mais sobre ti, a fotografia é a primeira oportunidade de causares uma impressão positiva. Em poucos segundos, uma fotografia pixelizada pode manchar a tua marca profissional e destruir as tuas chances de um novo emprego.

Já ouviste “veste-te para o emprego que queres, não para o que tens?” Escolhe uma imagem amigável que esteja alinhada com o teus objectivos profissionais.

 

#2 Escolhe um título excepcional

O teu título (a pequena frase disposta imediatamente abaixo do teu nome) é um dos protagonistas de um perfil de LinkedIn de sucesso já que é o primeiro elemento que os recrutadores lêem. Para que os recrutadores te identifiquem mais facilmente, não te esqueças de incluir uma palavra-chave que comunique muito resumidamente quem és e o que fazes.

Muitos profissionais preferem comunicar o seu actual cargo e empregador, enquanto outros dão destaque à sua área de expertise. Olha para o título como o slogan da tua marca pessoal.

 

#3 Personaliza a URL do teu perfil de LinkedIn

Agora, partilha-a em todo o lado.

 

#4 Conta a tua história nas secções do sumário e da experiência

O sumário permite-te contar a tua história profissional. Neste primeiro segmento, não deves apenas focar-te na experiência (deixa-a para depois, na secção específica para o efeito), mas também no que trazes de valor para as empresas. Uma vez mais, as palavras-chaves são essenciais para um LinkedIn de sucesso. Nesta secção, deves incluir os teus anos de experiência no sector, as tuas capacidades mais importantes, bem como as conquistas profissionais até à data.

A secção da experiência é o elemento mais importante do teu perfil de LinkedIn. Afinal, é factor mais importante para determinar se és qualificado(a) para o trabalho, não é? Descreve as tuas responsabilidades e conquistas e não te limites a descrever as tarefas.

 

#5 Interage e cria conexões estratégicas

Estabelecer conexões é um dos aspectos basilares dos LinkedIn. Assim que tiveres o teu perfil completamente optimizado, procura interagir e conectar-te a profissionais do teu sector. Expande a tua rede de LinkedIn para que possas criar uma audiência para o teu conteúdo. O que nos leva ao próximo ponto…

 

#6 Cria e publica conteúdo de qualidade

O problema com muitos utilizadores de LinkedIn é que não conseguem “vender” a sua marca pessoal no LinkedIn. A cereja no topo do bolo é criar e partilhar conteúdo apelativo e com o qual a audiência se reveja. O conteúdo é rei (“content is king”) e vai ajudar-te a desenvolver uma identidade e relações com a comunidade.

 

O teu LinkedIn está a receber a atenção que merece? Ou não estás a tirar o máximo partido dele? Podemos analisar o teu perfil de LinkedIn na tua candidatura à PrimeIT? Consulta todas as nossas vagas aqui!