O Software Livre e a democratização da Internet

O Software Livre e a democratização da Internet

Setembro 15, 2023

Este Website usa cookies

Todos os anos, no terceiro sábado de Setembro, é celebrado o Dia do Software Livre. Hoje, dia 16 de Setembro, voltamos a trazer este tema à tona para relembrar as vantagens de usar este tipo de software.

Criado em 2004, o Dia do Software Livre é celebrado um pouco por todo o mundo e tem o intuito de consciencializar o público para os benefícios deste tipo de software. O Software Livre, na sua génese, parte do princípio da democratização da Internet e da partilha de conhecimentos para dar um boost à inovação.

O Software Livre é, por isso, visto como um movimento, no qual se destaca a figura de Richard Stallman, autor do GNU Manifesto, publicado em 1985 e considerado o ponto de partida para que o uso destes softwares seja considerado uma filosofia de utilização destes programas.

Neste artigo, iremos rever o que é o Software Livre, como é que se distingue de um software Open Source e como é que o primeiro pode contribuir para a inovação tecnológica.

 

Tabela de conteúdos:

O que é Software Livre?

 

O que é o Software Livre?

Quando falamos em Software Livre, falamos em programas de domínio público e cujo código-fonte está sempre disponível para os utilizadores, permitindo que o usem da forma que quiserem.

Isto é, os utilizadores são livres para executar, estudar, alterar e distribuir, já que estes softwares não estão abrangidos por leis relacionadas com direitos de autor e copyright.

Sendo de domínio público, estes tipos de programas não são pagos para um uso mais básico, tornando o seu acesso mais democrático. Partindo deste princípio, estes softwares devem servir os utilizadores em 4 tipos de liberdade: liberdade para executar o programa, liberdade para estudar e alterar o programa, liberdade de redistribuição, e de distribuir versões modificadas do software.

Ao ser um software que presume a liberdade total dos utilizadores, e sendo que a distribuição é possível, estes softwares contribuem para uma sociedade que primazia a partilha de conhecimentos. Por isto, há quem fale do Software Livre como um Movimento de solidariedade entre developers e engenheiros de IT.

 

Exemplos de Software Livre

A lista de Softwares Livres é extensa e, de certo, há programas pelos quais já todos passámos – desde antivírus a motores de busca e outros softwares de edição multimédia. Estes são apenas alguns exemplos:

  • Clam Win Free Antivirus – Antivírus eficaz e com updates recorrentes.
  • Mozilla Firefox – Motor de busca altamente costumizável, rápido e que protege a privacidade dos utilizadores de forma eficiente.
  • AudacitySoftware Livre de gravação, edição e mixing de áudio.
  • GIMP – Programa de edição de imagem que permite criar imagens de raiz, tratar da composição das mesmas e edição de fotografia.
  • Blender – Software para modelação 3D que permite criar animações infindáveis.
  • VLC Media Player – Reprodução de ficheiros medias em quase todos os formatos.

 

Como é que o Software Livre contribui para a inovação?

Enquanto movimento, o Software Livre incita à colaboração e partilha de conhecimentos. E, quando existe colaboração, a inovação sai beneficiada.

Por permitir que seja alterado e redistribuído, o este tipo de software permite que os utilizadores e developers contribuam activamente para a melhoria do mesmo. Esta colaboração entre a comunidade faz com que se inove nas características e funcionalidades de um dado programa.

Além disso, o facto de ser redistribuído e de ter o código-fonte disponível para todos os usuários contribui para que esses possam aprender o modo como o programa foi construído e é executado. Assim, developers podem ganhar mais conhecimento e aplicá-los noutras áreas ou na construção de novos softwares.

O Software Livre é também flexível, já que permite que os utilizadores e developers façam alterações de acordo com o que precisam num dado momento. Alterações, essas, que podem ser transferidas para outras plataformas.

Para além destas últimas, o Software Livre fomenta o custo-benefício das empresas. Com um software com poucos ou nenhuns custos, esta é uma forma de utilizar uma plataforma que é constantemente melhorada e de direccionar recursos para a inovação dos serviços ou produtos das empresas.