Dicas para uma boa gestão de carreira

Dicas para uma boa gestão de carreira

Janeiro 4, 2022

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A gestão de carreiras é considerada por muitos candidatos no mercado de trabalho como mais um dos benefícios que as empresas têm para oferecer. O conceito de “gestão de carreiras” remete-nos para a instituição de um percurso definido para o crescimento profissional dos colaboradores ao longo das suas funções numa organização.

O grande propósito desta filosofia é assegurar a estruturação consciente de carreiras, enquanto as perspectivas de ascensão e desenvolvimento profissional e pessoal da workforce da empresa são garantidas. Daí a sua importância na captação e retenção de talentos. Neste artigo abordaremos o potencial deste processo num momento em que manter o capital humano e intelectual feliz, motivado e concretizado se torna crucial para o próprio sucesso das organizações.

 

Gestão de carreiras: para quem e porquê?

The Future of Talent 2021 é uma análise conduzida pelo LinkedIn que analisa o panorama laboral e que pretende partilhar insights para apoiar as organizações na conquista de um percurso de sucesso e na identificação de novas oportunidades no mundo pós-Covid-19. De acordo com o gigante que detém a maior rede social orientada para a gestão de carreiras e empresas, e que conecta profissionais nos quatro cantos do mundo, os investimentos e estratégia no sector dos Recursos Humanos estão a ganhar contornos inéditos graças às novas tendências do mercado. Uma das principais conclusões do estudo indica que há três territórios que ganharam especial atenção das organizações nos últimos tempos: 44% revela que aumentou o investimento em acções que promovem o bem-estar dos colaboradores e o seu envolvimento, 39% em formação e desenvolvimento, e 35% em benefícios e gratificações.

O investimento num programa de progressão na carreira a médio e longo prazo tem um potencial enorme e revela-se muito profícuo tanto para o sucesso individual, como para o da própria organização.

A gestão de carreiras desempenha um papel estratégico para o posicionamento e branding da empresa, e deve ser um compromisso a longo prazo para com os colaboradores. A lógica por detrás desta filosofia é a de que existe, efectivamente, uma melhor captação e retenção de talentos, evitando-se assim que os colaboradores mais valiosos, aqueles que oferecem uma fusão de capacidade de trabalho e envolvência, abandonem a organização, nesta que é actualmente uma das principais dificuldades dos Recursos Humanos.

 

Evoluir profissionalmente na PrimeIT

É impossível refutar que, além da remuneração mensal, os stakeholders internos de hoje anseiam igualmente por trabalhar em ambientes que os valorizem tanto a nível pessoal como profissional. A PrimeIT, como consultora tecnológica, é pioneira na relação que procura estabelecer com os colaboradores, pelo que a sua felicidade e bem-estar são presenças assíduas na ordem do dia. Acreditamos que quando o colaborador se sente valorizado e considera que existem condições para crescer no seio da empresa, não existe motivo para mudar.

Nos vários departamentos da PrimeIT há uma preocupação em dinamizar internamente uma matéria frequentemente desvalorizada no mercado de trabalho: o salário emocional, algo que o dinheiro não pode comprar. Deste modo, além de um plano de incentivos e actividades internas, do equilíbrio entre o trabalho e a família, da formação constante, do ambiente laboral e cultura de trabalho agradáveis e frutíferos, também a progressão de carreira e as oportunidades de crescimento norteiam a política interna.

Duarte Meneses, HR Manager da PrimeIT, revela que existe um plano de desenvolvimento de carreira bem estruturado: “este plano é partilhado ainda numa fase de recrutamento, garantindo um alinhamento de expetativas ainda antes do candidato se tornar colaborador. É crucial garantir uma visão a longo prazo, uma vez que as nossas equipas se encontram sujeitas a uma dinâmica muito exigente, e onde a imagética tem um papel preponderante no sucesso de cada um.”

 

Define para onde caminha a tua carreira

O conceito de gestão de carreiras pode ser analisado sob o prisma da organização, mas também constitui uma meta que o colaborador estabelece para si próprio. E, neste último contexto, o indivíduo desempenha um papel proactivo na gestão da sua carreira, tirando partido de novas oportunidades e desafios ao longo do seu percurso profissional, de modo a cumprir os objectivos e metas que ambiciona e institui para si.

“Há espaço para que cada individuo crie o seu próprio caminho dentro das suas preferências pessoais e profissionais, conciliando-se assim as expetativas do colaborador com os da Organização. Quer na área para a qual foi contratado, quer noutros departamentos da empresa, a mobilidade interna representa cada vez mais uma forma de garantir a ideia de desenvolvimento pessoal e profissional, motivando constantemente as equipas a desenvolverem competências que vão para além das necessárias para a função, o que coloca definitivamente em prática as premissas de uma boa Gestão de Carreira”, conclui o HR Manager da PrimeIT.

Por isso, para uma gestão de carreira inteligente, é importante:

Planeamento e autoconhecimento: tira tempo para te debruçares sobre os teus próprios objectivos;

Definição de metas: sê o arquitecto do plano do teu próprio sucesso;

Foco e progresso: desenvolve as tuas capacidades e investe no conhecimento para o aperfeiçoamento da tua posição actual, mas também que te valorize em futuras oportunidades;

Comunicação dos objectivos com os superiores: uma comunicação clara e objectiva dos planos a médio e longo prazo garante uma gestão mais eficiente e real das expectativas do lado da empresa como do colaborador;

Networking: Cultiva uma rede de conexões e não apenas de contactos. Utiliza o LinkedIn para trabalhares o teu próprio Marketing Pessoal.