Dicas de produtividade com o smartphone

Dicas de produtividade com o smartphone

Junho 8, 2021

Este Website usa cookies

Quem tem um smartphone, tem tudo. Serve de calendário, câmara, agenda, caixa de correio, álbum de fotografias, multibanco, relógio, mapa, jornal…. Há pouco que ele não consiga fazer, mas, no meio de tantas opções, este pode também ser a maior fonte de distracção. Ou quem é que nunca foi ao telemóvel enviar uma mensagem a um amigo e acabou a ver vídeos engraçados de gatos?

Aqui ficam algumas dicas para converteres o teu telemóvel no melhor amigo da produtividade.

 

Mais ruído…branco

Se gostas de trabalhar em cafés, ou se o som da chuva te ajuda a dormir melhor, é possível que o ruído branco seja uma boa opção para ti. Ruídos brancos como o som da água a ferver, o som das ondas, da chuva, ou da madeira a arder podem ajudar-te a manter o foco, aumentar a produtividade e até a relaxar, reduzindo o nível de ansiedade. Este ruído é suave o suficiente para permitir que te mantenhas concentrado e forte o suficiente para bloquear outros sons pontuais mais distractivos, como uma notificação no telemóvel, uma porta a bater ou uma gargalhada. Intrigado? Não perdes nada em tentar.

Algumas apps que te podem ajudar: Noisly, My Noise, TickTick

 

Minimalismo digital

Deixa a tua mãe orgulhosa – e, claro, a Marie Kondo -, fazendo uma boa limpeza ao teu telemóvel. Elimina todas as aplicações que não sejam essenciais, ou te provoquem ansiedade, e abraça o minimalismo digital. Teres menos ícones visíveis no ecrã tornar a tua navegação mais ágil e eficaz. Outra forma de assegurares que o teu telefone não se torna inimigo da produtividade é fazeres uma reorganização, mantendo as aplicações mais distractivas e que consomem mais tempo longe do ecrã principal.

 

Conteúdo organizado para ler mais logo

Basta precisares de te concentrar a terminar uma tarefa para o mundo publicar uma quantidade absurda de artigos e notícias interessantes, certo? Se conheces a sensação de “deixa só ler rápido porque depois não vou encontrar este artigo de novo”, ou de “deixa-me manter este separador aberto até conseguir tempo para ler isto”, o que precisas mesmo são marcadores de página (virtuais) para guardares tudo o que achares interessante e poderes ler com calma mais tarde, quando tiveres concluído aquela tarefa que tinhas para fazer quando começaste a ler este artigo.

Algumas apps que te podem ajudar: Pocket, Paperspan, Raindrop.io

 

Substituições de texto

Para ficares mais descansado, não se trata de voltar aos tempos da adolescência e escrever “td bem” e “obg”. O que te propomos é gravares uma série de substituições de texto no teu telemóvel que te permitam inserir a informação que usas mais frequentemente com mais rapidez, e assegurares que não te escapa nada. Algumas ideias seriam, por exemplo, usares @@ para inserir o email, MRD para a tua morada ou as tuas iniciais para o teu nome completo.

 

Todas as notas num só sítio

Se a frase “Onde é que eu tinha apontado a lista de compras?” te é familiar, esta dica pode ser muito útil. Sincroniza as tuas notas entre o telemóvel e o computador, e mantém toda a informação organizada no mesmo sítio. Este truque também te pode ajudar a para passar informação entre um dispositivo e o outro sem teres de enviar um e-mail para ti próprio.

Algumas apps que te podem ajudar: Evernote, Google Keep, Simplenote

 

Continua a ler para descobrires como é que um tomate em Itália pode favorecer a tua produtividade

 

Mais pausas, mais produtividade

Já ouviste falar de Pomodoro? Esta técnica de gestão de tempo, cujo nome significa tomate em italiano, consiste numa ideia muito simples: intervalar 25 minutos de trabalho com 5 minutos de pausa. Quando feito rigorosamente, este método permite-te concentrares-te ao máximo durante o tempo de trabalho e descansares na pausa, ajudando o cérebro a relaxar e a voltar a focar-se. E sim, as pausas são essenciais se não quiseres comprometer o ciclo seguinte.

Algumas apps que te podem ajudar: PomoDone, Focus Booster, Pomodor

 

Modo Avião

Prepara as malas, faz o check-in e embarca rumo ao país da concentração. Isto, claro, se ligares o Modo Avião. O modo avião é uma óptima forma de poupar bateria no telemóvel, assegurar uma noite tranquila de sono ou conseguir terminar essa tarefa que tens vindo a adiar desde o mês passado. Se te preocupa o facto de estares totalmente incontactável, o modo “Não perturbar” pode ser uma boa alternativa, já que te permite criar exceções para determinados tipos de notificações, chamadas ou mensagens.

 

“Não” às notificações

Sabias que, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia Irvine, demoramos em média 23 minutos a voltar a concentrar-nos depois de uma distracção? As notificações do telemóvel são uma mega ameaça à produtividade, já que interrompem o curso da tua actividade e raciocínio, mantendo o teu cérebro em alerta constante. Para dias mais produtivos e saudáveis, considera fazer pausas conscientes – em vez de involuntárias – e manter apenas as notificações das aplicações essenciais. E não, salvo que sejas social media manager, o Instagram não é uma delas.

 

Longe da vista, longe da distração

Porque às vezes a melhor forma de usares o teu smartphone, é não o usares. Toma consciência da quantidade de horas que passas em frente ao telemóvel e do impacto que isso tem no teu bem-estar e produtividade, e enche-te de coragem. Planeia espaços de tempo sem usar o telefone e desfruta dos benefícios. E porque não plantares uma floresta com esse esforço? A Forest permite-te transformar o teu tempo longe do telemóvel em árvores, criando uma floresta virtual que te vai encher de orgulho.

Algumas apps que te podem ajudar: Forest, Moment, Timely