Dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Junho 20, 2022

Este Website usa cookies

Acordamos todos os dias conscientes de que o caminho que nos espera é frequentemente feito de horários preenchidos e intermináveis listas de tarefas. A tua produtividade depende de um grande número de variáveis como dispositivos, apps, truques ou mesmo o teu humor e motivação. Contudo, nenhum destes será grande ajuda se não tiveres a atitude certa. Esta mentalidade – como enfrentas a vida, as pessoas e os projectos profissionais – vai determinar a medida do teu sucesso.

Muitas técnicas para aumentar a produtividade no trabalho orientam-se em torno de eficiência a curto prazo. No entanto, é frequente que nos esqueçamos de que existem escolhas e mudanças estratégicas que são necessárias para a nossa produtividade a longo prazo.

 

Estes princípios para aumentar a produtividade no trabalho vão guiar-te ao longo da tua jornada:

Começa o dia com a tua própria rotina motivacional – A forma como encaras as manhãs define o teu estado de espírito para tudo o que se segue. Algumas pessoas começam o dia com um treino matinal, outras com uma sessão de quinze minutos de meditação ou mesmo um passeio no parque. Estas pequenas – mas determinantes – rotinas estruturam e criam momentum para sustentar um mindset vencedor. Além disso, criar uma rotina motivacional matinal bem definida vai ajudar-te a estabelecer prioridades, ultrapassar a falta de motivação e seguir o caminho dos objectivos.

Conhece o que funciona melhor para ti – Trabalhas melhor à noite? Sozinho(a)? Com pausas ocasionais? Quando conheceres o que funciona melhor para ti, conseguirás organizar a tua agenda em torno desses insights. Todos os profissionais e ambientes de trabalho são diferentes por isso, é importante que estabeleças uma atmosfera que te encoraje a ser a tua melhor versão.

Esquece o multitasking e sê mais produtivo uma tarefa de cada vez – Actualmente, trabalhamos em ambientes altamente disruptivos. Contudo, se estás a tentar ser bem-sucedido(a) em várias tarefas em simultâneo, provavelmente vais concretizar muito pouco. Assim, o esforço num único projecto resulta em maior produtividade no trabalho, melhores resultados e níveis de ansiedade mais baixos. Coloca-te a seguinte questão: consegues realmente ser um(a) multitasker ou estás apenas a saltar de projecto em projecto? É importante que definas as tuas prioridades e te foques na tarefa que deve ser concluída.

Adopta a filosofia Deep Work – Deep Work é o oposto do trabalho superficial. Cal Newport, o responsável por apresentar este conceito ao mundo, define-o como a “actividade profissional levada a cabo num estado de concentração com nível zero de distracções, que estimula as capacidades cognitivas ao seu limite”. Alcançar o estado Deep Work significa trabalhar ininterruptamente e totalmente focado(a) numa tarefa. Por isso, é fulcral evitar usar redes sociais, mesmo que isso signifique ficar offline e desactivar as notificações. O expert em produtividade argumenta que a capacidade de concentração intensiva é hoje extremamente rara e que quem consegue dominá-la, ganha uma clara vantagem sobre todos os outros.

 

Há uma certa mentalidade por detrás da produtividade. Mas recorda-te de que não podes esperar transformar uma vida de hábitos de um momento para o outro. Pequenas mudanças na forma como trabalhas irão, gradualmente, aumentar os teus níveis de produtividade.