PCA – O programa onde descobrimos talento nas faculdades

PCA – O programa onde descobrimos talento nas faculdades

Setembro 24, 2019

Este Website usa cookies

1. Cristiana, vamos entrar agora na 3ª edição do Prime College Ambassadors. Como responsável do projecto, explica-nos um pouco em que consiste este programa, que se iniciou em 2017.

O progama Prime College Ambassadors consiste em criar um elo de ligação entre a PrimeIT e as diversas faculdades. Porém, o grande objectivo passa por darmos a possibilidade a estudantes, finalistas ou não, de conhecerem a nossa organização.

Para que tal aconteça, nós disponibilizamos vários momentos para que interajam connosco, como por exemplo, a possibilidade de visitarem os nossos escritórios e terem uma maior percepção do nosso trabalho.

 

2.“What’s your key?” é o mote escolhido para o ano lectivo 2019/2020. O que define a campanha deste ano?

Esta campanha tem o mote “What’s your key” para que, essencialmente, os participantes se definam numa palavra, promovendo assim uma maior interacção connosco, logo no momento em que preenchem o questionário de participação. Ou seja, para que a candidatura fique concluída, este ano, é necessário que o estudante introduza uma key e é expectável que a escolha recaia na palavra que melhor os caracteriza. Desta forma, nós também conseguimos conhecer um pouco mais o estudante e perceber realmente o que é que o motiva a participar no nosso programa de embaixadores. Para nós, será muito gratificante quando finalizarmos as candidaturas e fizermos o levantamento das keys escolhidas. Acreditamos que teremos respostas muito interessantes!

 

3. Ao longo destes dois anos, quantos Prime College Ambassadors já tivemos? E de quantas faculdades?

Ao longo destes dois anos, procurámos sempre levar o programa ao maior número possível de faculdades em Portugal. A cada ano que passa, ambicionamos sempre alcançar mais estudantes, de diversos distritos, porque também acreditamos que este mix de participações torna o PCA mais rico. É interessante, não só para nós que criamos ligação com muitas faculdades, como para os próprios estudantes que conhecem outros jovens. Assim, já somamos mais de 50 Prime College Ambassadors em mais de 15 faculdades diferentes.

 

4. Qual a importância de fazer chegar este programa a várias faculdades do país?

Na minha opinião, é bastante importante os estudantes terem a possibilidade de conhecerem diversas empresas antes de entrarem no mercado de trabalho, isto é, terem contacto directo com as mesmas de forma a perceberem qual será o tipo de organização que querem integrar quando terminarem a faculdade. A abordagem da PrimeIT nas feiras de emprego não demonstra na totalidade tudo aquilo que fazemos no nosso dia-a-dia, nem tão pouco o espírito organizacional que temos. Daí existir o Prime College Ambassadors, para que esta barreira seja ultrapassada e ainda oferecer aos nossos embaixadores diversos benefícios, sempre com o intuito de os preparar para o novo mundo que irão conhecer quando terminarem os estudos.

 

5. De que forma o Prime College Ambassadors é gratificante para os estudantes do ensino superior?

Tal como mencionei anteriormente, este programa proporciona diversos benefícios aos estudantes: têm a oportunidade de participar na Prime Academy, ou seja, podem assistir a diversas formações que disponibilizamos aos nossos colaboradores; organizamos workshops de desenvolvimento profissional e pessoal, especificamente direccionados para os Prime College Ambassadors; e, por fim, não fosse o nosso lema “Levamos a felicidade muito a sério”, os nossos Embaixadores podem também participar nos míticos eventos da PrimeIT, que é, sem dúvida, a melhor forma de conhecerem a nossa cultura organizacional.

 

6. Para os alunos que têm interesse em fazer parte da nossa cultura, enquanto terminam os estudos, como o podem fazer?

Os alunos que estão a terminar a faculdade e que pretendam fazer parte da PrimeIT, devem sempre enviar a sua candidatura para rh@primeit.pt e acompanhar as nossas redes sociais, onde partilhamos todas as oportunidades que estão em aberto para integrarem a nossa equipa.

 

7. Se te candidatasses ao PCA, qual seria a tua key? E porquê?

Se me candidatasse ao PCA, a minha key seria “Determinação”! Para mim é também sinónimo de motivação, o que me leva a concretizar os objectivos a que me proponho. Acho que, sem determinação, ninguém consegue alcançar aquilo que deseja.

 

8. Faz parte da actuação da PrimeIT procurar manter uma relação de proximidade com as instituições de ensino superior, como é o exemplo do Prime College Ambassadors. Que outras iniciativas implementamos neste sentido?

A PrimeIT faz por ser uma presença assídua nas faculdades e nas diversas feiras de emprego que se realizam ao longo do ano lectivo. Para além disto, trabalhamos também para estarmos presentes em outros eventos alternativos, como por exemplo, proporcionar aos estudantes workshops de desenvolvimento profissional e pessoal, em parceria com as faculdades.

Ao longo do ano, é também recorrente abrirmos a porta dos nossos escritórios e realizarmos Open Days. Estes eventos, em contexto de apresentação, de uma forma um pouco mais descontraída, servem para darmos a conhecer ainda mais quem somos, como é o nosso dia-a-dia e quem são os Primers responsáveis pelos diferentes departamentos.

 

pca_poster1